terça-feira, 31 de outubro de 2017

Atualização Patrimônio Financeiro OUT/17

Rentabilidade Mensal: 0,33%
Rentabilidade Anual: 2,01%
Aporte: R$ 3.460,00








Boa sequência de aportes nos últimos meses deu uma boa avançada no meu patrimônio e devo passar facilmente dos 20k ainda esse ano, e aportando mais de 2k por mês, atingindo as duas metas estabelecidas não sei em qual mês, mas que comentei aqui.

Em relação ao valor na poupança da rescisão, ainda mantenho aproximadamente 10k, que não considero como investimento, pois pretendo manter um bom valor na poupança pra emergências, e tirarei dai o valor para aportar mas sempre recompondo, e também pretendo criar uma poupança para trocar de carro, mas isso eu irei explicar e pensar melhor mais pra frente.

Carteira






Esse mês aportei apenas em renda variável, chegando +- aos 75% de RV, porém estou pensando em comprar mais um título do tesouro direto, a vantagem da Renda Fixa, e principalmente a pré-fixada, é que o patrimônio sempre aumenta e fica menos exposto ás cagadas do governo e às crises. 
Aportei em 100 ações da CIEL3 e 1 FII HGLG11.
Com esses aportes grandes e contínuos, já começo a achar minha carteira um pouco diversificada demais, dificultando as análises, talvez eu possa começar a pensar em comprar os títulos que já tenho e sei da qualidade e até mesmo vender alguns ruins, mas isso exige tempo que não está exatamente sobrando. Mas devo colocar isso como meta, analisar melhor minha carteira e traçar um plano, do contrário daqui a pouco terei 100k em uns 50 títulos diferentes.

Renda Passiva




Novidade no blog, a partir de agora passarei a divulgar a renda passiva do mês e a evolução histórica. Tive essa ideia a partir de outros blogs e vai me ajudar muito, já que o objetivo de vida e do blog é a IF e poderei saber a evolução da renda passiva e quão próximo estou de uma IF. As regras são: 

1) Apenas o que eu receber de dividendos, rendimentos de FII, Juros sobre capital próprio, juros de título, enfim, rendimentos periódicos de investimentos, logo, a valorização de título não serão considerados, será basicamente o que for depositado na conta da corretora, e nada de coisas fora dos investimentos, como ganhos do trabalho, pagamentos de empréstimos;

2) Regime de caixa, visto muitas vezes eu comprar um título no fim do mês e receber apenas dois meses depois, o que dificultaria calcular esses valores e também já me preocupando com o futuro onde vou querer saber exatamente quanto estou recebendo por mês e não o mês de competência;

3) Não irei considerar, nessa análise, o valor do investimento, visto eu não estar interessado em quanto eu tenho investido e sim o quanto esse título está rendendo, ou seja contribuindo para a minha IF, não irei fazer relação de porcentagem de rendimento, isso fica pra análise da carteira. 

Vamos à análise de outubro. Comecei a investir em fevereiro, logo o começo dos rendimentos é a partir de março. De cara já é importante ressaltar que houve alterações no título MXRF11, que era outro título, por isso o valor alto em maio. Podemos ver que até agora o melhor título é o MFII11, constante, com rentabilidade boa, posso comprar mais desse. Apenas uma ação pagou dividendos, CMIG4. HGLG11 comprada em outubro, por isso ainda não tive rentabilidade. Podemos ver que tirando o dividendo da CMIG4 e a mudança na MXRF11, o gráfico apresenta uma evolução positiva, em março R$ 24,85 e em outubro R$ 33,70, esperando chegar perto dos 40 reais em novembro, a caminhada é lenta, mas sempre pra frente. Total de R$ 274,69 no ano, valor que foi reinvestido.





Trabalho novo

Após um mês de trabalho efetivo, pois passei umas semanas de treinamento, já posso analisar as atividades, colegas, rotina.
O trabalho público é basicamente a burocracia infernal, muitas vezes as pessoas de fora podem achar que cargos maiores são diferentes, são mais importantes, são mais relevantes, ledo engano, o sistema foi feito para andar sozinho sem sofrer influências de poucas pessoas ou grupos, você é apenas uma peça pequena, executando uma atividade insignificante, burocrática, repetitiva, que qualquer outro faria da mesma forma. Não adianta achar que vai mudar algo, as diversas regra, normas, regulamentos, burocracia, pessoas acostumadas com a rotina te impedem de qualquer mudança, melhoria, criatividade. Pense, por exemplo, em um juiz, basicamente os assessores elaboram as peças, pareceres, ou qualquer outro nome, e ele assina, se não concordar ele manda alterar, mas de qualquer forma, um recurso faz a ação "subir" e ser julgada por outros juízes ou desembargadores. Resumindo, eu faço um trabalho parecido com o desses assessores, um parecer pra outra pessoa assinar, sendo que outro setor do órgão já faz a mesma coisa, na teoria, com outro objetivo, mas é a mesma coisa. É por isso que pessoas entram em depressão, você se sente inútil, mas como tenho um perfil meio acomodado, e já tenho noção desse lado do trabalho público, já assumi há muito tempo que o que importa é o salário no final do mês.

Sou defensor da iniciativa privada, essa foto é ótima pra mostrar que o setor público não produz nada, mas de qualquer forma, a prioridade é o salário, eu que não vou me foder por esse país.


O pessoal e o ambiente de trabalho é tipo de órgão público, sala com uns 20, cada um faz seu horário, pelo que vi têm uns que trabalham por outros, CC's, muita conversa, mas aos poucos vou me enturmando e entrando no ritmo, o que vai aliviar um pouco a rotina de trabalho, que nunca é boa, pois eu gostaria mesmo é de ter esse tempo para mim. Já trabalhei num num lugar parecido como estagiário e depois de um tempo eu acabo me enturmando e até gostando, então acho que isso é questão de tempo.

Beta num raro momento de destaque.


Uma coisa importante a mencionar, dentro desse órgão, tirando os cargos políticos e de concursos de extrema dificuldade, que são umas poucas 20 pessoas, eu tenho o cargo mais alto e de maior salário, quando ando pelo corredor, uso o crachá que identifica isso, já pra analisar a reação das mulheres e principalmente das estagiárias, pois sei que elas saem rápido e não teria problema pra mim. Já percebi uma estagiária do meu setor que fica toda simpática e de sorrisos e que daria pra perdem um tempo com ela, tenho um certo receio com colegas de trabalho, pois sempre existe o risco de dar merda, mas se a coisa for bem escondida, eu não vou deixar de aproveitar.

Experiência no Interior

Comentaram no post anterior que uma cidade de 125k não é uma cidade pequena, e de fato é exatamente isso que eu concluí. As meninas com 14 já se correndo atrás dos vida locas mirins. Isso graças à internet e as redes sociais. Mas de qualquer forma, já havia mencionado que o foco nem era isso, e sim a qualidade de vida, que de fato é brutalmente melhor em qualquer cidade menor em comparação com capitais. Podemos ir pra casa (hotel no meu caso) almoçar, descansar, tirar o sapato apertado e gravata, parece que te renova para mais algumas horas. O trânsito tranquilo não te faz perder 2 horas por dia, 10 por semana, mais de 500 por ano, apenas para o trabalho. O custo de vida muito mais baixo. Pessoas muito mais acolhedoras, educadas, simpáticas, visto você não ser um qualquer entre os milhões.
Enfim, caso esse órgão onde trabalho tivesse vaga nas regionais mais próximas eu pensaria seriamente, existem duas próximas da capital, eu trabalharia em uma dessas e moraria em alguma cidade menor ainda, mas isso é coisa pra se pensar a longo prazo, quem sabe até para curtir a IF.


Por enquanto é só isso, estamos nos aproximando do fim do ano, só mais dois meses, talvez eu faça um post sobre o que alcancei esse ano e as metas pro ano que vem.

Abraço.

5 comentários:

  1. Cara, já morei na região metropolitana de SP e moro a nos numa cidade pequena. Cerca de 10k/habitantes.

    Minha opinião é que muito do que é falado sobre cidades pequenas é papo furado. Masturbação mental de alienados da cidade grande.
    Tudo que tem de bom e ruim nas grandes cidades, tem nas pequenas também, o trânsito é uma das poucas exceções nas cidades realmente pequenas.
    Putaria tem em todo o lugar, e já lí comentários de pessoas acreditando num interior que existia a uns 80 anos atrás...
    Dependendo da cidade o custo de vida não é tão barato, produtos industrializados, carros, combustível, energia elétrica, telefonia é tudo pau a pau com cidade grande, o que é razoavelmente mais barato são imóveis.
    Imóveis esses que algumas vezes ainda são caros para a população local.
    Pessoas acolhedoras, simpáticas etc vai de cada um, tem gente que é educada, tem gente que mal dá bom dia.
    Já passei da fase desse romantismo interiorano.
    Há sim pontos positivos, mas tem gente que exagera demais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é anon, tem que ter muito cuidado com essas matrix divulgadas na internet, a pessoa só vai saber a real vivendo, tendo experiência. Isso é algo divulgado por pessoas que só moraram em cidades grandes, e acham q nao pode piorar indo pra cidade pequenas, focam apenas no lado bom dos outros, espelham uma expectativa nos outros. Eu tive uma certa expectativa, mas acho q nunca vou me mudar da minha capital, teno amigos aqui, tenho meus passatempos, acho q em cidade pequena deve ser meio monótono, inclusive os pessoal dessa cidade que visitei me falou q o passatempo deles era visitar os parentes e amigos, não tem cinema, futebol, uma festa diferente, um restaurante diferente, enfim, acho q nao curtiria não

      abraço

      Excluir
  2. Eu sinto saudades do interior, mas exatamente pelo trânsito e pelo custo de lazer. Hoje gasto umas 3 horas por dia no deslocamento ao trabalho, tenho mais gastos com lazer, porém mais oportunidade de trabalho, especializacacao e opções de lazer.

    Tudo tem seus prós e seus contras, mas no futuro quero me mudar para uma cidade menor próxima de uma cidade grande com oportunidades de renda.

    Quanto ao seu registro de renda passiva, ótima ideia! Vou tentar levantar esse dado no meu próximo post para fazer esse registro.

    Bom feriado Beta!

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela evolução, e o aporte está só aumenta bem diferente do meu que só diminu, sucesso nessa nova jornada profissional.

    ResponderExcluir
  4. Fala Beta, uma coisa que você disse é real, muitos funças não tem o psicológico bom e acabam entrando em depressão por fazer atividades repetitivas ou com pouca importância, sabendo levar é o melhor dos mundos, você trabalha, faz o seu e ganha (melhor que a iniciativa privada

    ResponderExcluir